Conselhos para quem deseja comprar imóveis em lançamentos imobiliários.
Publicado em 24 de Novembro de 2022 às 03:19 PM

Conselhos para quem deseja comprar imóveis em lançamentos imobiliários
As oportunidades em lançamentos imobiliários seguem motivando muita gente a comprar imóveis na planta. Os motivos podem ser o preço, o acompanhamento da obra ou a chance de escolher os acabamentos que agradem o comprador.
Outras vantagens, como a valorização e menos burocracia, uma vez que não há contestações financeiras relacionadas aos antigos moradores, também atraem. Contudo, para garantir que o negócio tenha o resultado tão aguardado, é necessário tomar alguns cuidados e seguir os conselhos deste artigo.
Antes de fechar negócio, leia o texto que preparamos especialmente para o tema.
Sobre a construtora
Conhece aquela brincadeira entre jogadores de futebol, quando um deles indaga: “jogou aonde? ”. Pois bem, com a construtora funciona da mesma maneira: “construiu aonde? ”. Faça uma pesquisa sobre o histórico da empresa na internet, visite seus empreendimentos que já foram entregues e, se possível, converse com pessoas que negociaram com a construtora anteriormente, pergunte-as se tudo correu dentro do esperado.
Tome cuidado com o encantamento de vendedores que falam demais e prometem “o mundo” na hora da venda. Existem construtores e corretores de imóveis extremamente profissionais, porém, como em todas as profissões, há quem não seja tão sério assim.
Após pesquisar e conhecer mais sobre a empresa que pode vir a ser a responsável pela construção do seu sonho, e obter informações positivas, temos certeza de que você vai negociar com muito mais segurança. Além disso, não esqueça de avaliar as financiadoras presentes na obra e os assuntos relacionados ao seguro da obra.
A localização
Reconhecer o bairro onde será construído o empreendimento está entre os principais conselhos. Em alguns casos, o prédio tem um design interessante, os apartamentos são do tamanho que a família necessita ou as salas comerciais parecem ser as ideais para quem deseja abrir um negócio. No entanto, se a localização não é a ideal, pode ser que não vale o investimento.
Considere a região do imóvel, se ela é segura, oferece serviços de saúde, escolas, comércio, boas condições de trânsito e, obviamente, a potencialidade de valorização. Faça visitas ao bairro em dias e horários diferentes, observando a movimentação e o barulho em cada momento, além de conversar com a vizinhança a fim de obter mais elementos para a sua decisão.
Acompanhamento da obra
Por maior que seja a credibilidade da construtora, é muito importante que o comprador visite a obra sempre que possível. As condições em que a obra está sendo executada tem muito a dizer sobre as responsabilidades da empresa responsável pelo empreendimento.
O indicado é fazer uma visita a cada etapa da obra. Como deverá haver um cronograma da construção, certamente você estará informado sobre as suas fases. Caso não seja possível estar presente em todos esses momentos, indicar uma pessoa de confiança é uma boa saída.
Os documentos
Mesmo que não sejam burocráticos como os imóveis prontos, os lançamentos imobiliários também pedem atenção quanto aos documentos. Saiba que um empreendimento pode ser comercializado apenas depois de ter os seguintes documentos: plantas aprovadas nos órgãos responsáveis, certidões negativas de débitos, comprovação de propriedade do terreno, registro de Incorporação do Imóvel e os documentos exigidos em cada município.
Lembre-se de especificar tudo no contrato, como os dados pessoais e da construtora, os prazos para cada etapa da obra, a data de entrega, as multas em caso de descumprimento e o que mais o seu advogado ou corretor de confiança lhe pedir.
Comprar apartamento na planta ou adquirir uma sala comercial na planta tem suas vantagens. Como você acabou de ler, os conselhos são parte do processo de negociação dos lançamentos imobiliários.
As informações lhe ajudaram? Temos mais conteúdos úteis para você sempre fazer negócios imobiliários com segurança. Continue acompanhando!