Financiar Imóvel em Itatiba: o Seguro de Financiamento é Obrigatório!
Publicado em 14 de Novembro de 2022 às 02:53 PM

O que você precisa saber sobre o seguro de financiamento imobiliário a Mocambo te explica!
Financiar imóvel em Itatiba é o caminho mais rápido para a realização do sonho da casa própria! Mas o financiamento ainda gera muitas dúvidas como, por exemplo, na obrigatoriedade do seguro de financiamento imobiliário.
Pois, sim, ao realizar um financiamento imobiliário o seguro dele é obrigatório de ser realizado. Por isso, antes da contratação do financiamento, é fundamental que as condições de pagamento, parcelas sejam bem analisadas. Já que o seguro é um investimento considerável e saber suas condições é importantíssimo para a organização do planejamento e orçamento.
Contudo, saiba que há somente dois seguros que são obrigatórios e podem ser diluídos nas parcelas do financiamento. E, para entender tudo o que você precisa sobre o assunto, acompanhe este artigo da Mocambo Imóveis que contaremos tudo!
Financiar um Imóvel em Itatiba requer Seguro de Financiamento Imobiliário
Este seguro é um produto inserido pela instituição financeira nas parcelas ao financiar Imóvel em Itatiba ou em qualquer lugar do Brasil. Ou seja, um recurso para proteger o bem e o comprador de intempéries que possam ocorrer futuramente que é embutido nas parcelas mensais.
Portanto, caso algum problema ocorra, o comprador contará com a cobertura deste plano, conforme as condições estabelecidas no contrato assinado.
Entretanto, há duas modalidades obrigatórias de seguro de financiamento imobiliário quando desejamos financiar um imóvel. Veja as duas a seguir.
MIP – Seguro por Morte e Invalidez Permanente
O MIP — Seguro de Morte e Invalidez Permanente é o seguro que proporciona cobertura total do saldo devedor em caso de falecimento ou invalidez total do comprador. Entretanto, este seguro só é válido se apenas uma pessoa é a responsável pelos pagamentos.
Ou seja, se mais familiares se responsabilizam pelo pagamento, a indenização do MIP será proporcional a renda de cada familiar.
Ademais, o seguro cobre acidentes e doenças que foram descobertas após a assinatura do contrato. Ou seja, esteja atento a essas questões.
DFI – Seguro por Danos Físicos ao Imóvel
O DFI — Seguro de Danos Físicos ao Imóvel, é o seguro voltado a problemas estruturais e eventuais acidentes. Assim, o objetivo desse seguro é a garantia do reparo a danos ao imóvel no período enquanto o financiamento está vigente.
Entretanto, este é acionado em situações específicas em cobertura:
– Fenômenos da natureza;
– Desmoronamentos;
– Alagamentos;
– Explosão;
– Incêndios e outros.
Portanto, o DFI é uma modalidade de seguro cobrindo danos causados por fatores externos. Assim, não são cobertos danos causados por falta de manutenção, má conservação, desgaste natural ou problemas gerados antes do financiamento (no caso de imóveis não novos).
Mas afinal, o Seguro de Financiamento é Obrigatório?
Esta é uma das principais dúvidas sobre o seguro ao financiar Imóvel em Itatiba ou em qualquer cidade brasileira. A obrigatoriedade ou não do seguro. Mas a resposta é sim, o seguro é obrigatório ao financiar um imóvel habitacional conforme a lei 4380/64 de agosto de 1964.
Portanto, este seguro é um produto importantíssimo para garantir a tranquilidade do comprador que está realizando o financiamento, assegurando-o de situações adversas em cobertura.
Por isso, o seguro em caso de financiamento habitacional é obrigatório e garante vantagens a fim de que o cliente não adquira débitos em meio a adversidades durante a vigência do financiamento.
Como Funciona esse Seguro de Financiamento?
O funcionamento do seguro de financiamento imobiliário é simples com o valor já embutido nas parcelas determinadas pelo Sistema de Financiamento de Habitação. E, para tanto, os valores já são calculados segundo as parcelas ficando, normalmente, abaixo e 3% da prestação efetuada.
Ainda, é interessante destacar que as alíquotas dessas duas modalidades de seguro são calculadas diferentemente. Por exemplo, o MIP considera a idade do cliente para estabelecimento do valor de seguro. Enquanto o DFI tem sua alíquota calculada tendo como base o valor do bem. No entanto, o valor do seguro não é alterado com o passar do tempo, sendo cobrada a mesma taxa até que o financiamento se finde.
No entanto, o mais importante ao assinar o contrato de financiamento, é saber que somente o MIP e o DFI são os seguros obrigatórios. Ou seja, devemos estar atentos às instituições financeiras quererem relacionar outros seguros não obrigatórios ao financiamento.
Portanto, saber do seguro obrigatório auxilia no planejamento financeiro para a aquisição do seu imóvel e permite que saibamos se queremos ou não outros seguros atrelados ao financiamento.
Este post foi interessante e importante para você para financiar Imóvel em Itatiba? Já que você agora entende sobre o seguro obrigatório, não deixe de conferir também esse post: As Principais Taxas para Comprar Imóvel.
E saiba que a Mocambo Imóveis está à sua disposição com casas, apartamentos e terrenos para a realização do sonho de sua casa própria. Assim, fale com nossos corretores! Será um imenso prazer fazer parte dessa realização pessoal!