facebook_pixel

Blog da Mocambo


Mudar de Casa com Filhos Pequenos: Como se Preparar

Publicado em 14 de Novembro de 2022 às 02:16 PM

Mudar de casa com filhos pequenos requer sempre um cuidado a mais e um planejamento em relação a mudança ainda maior. Pois, obviamente, é estressante e cansativo para as crianças todo esse processo. Que vai desde a desorganização da casa, para embalar pertences, à adaptação ao novo lar, o que pode precisar de um tempo.

 

Entretanto, há algumas ações que permitem que esse tempo seja menos estressante e mais prazeroso para toda a família. Visto que mudar de casa, apesar de trabalhoso, pode ser muito satisfatório.

 

Assim, veja algumas dicas que a Mocambo Imóveis preparou para mudar de casa com filhos pequenos! E bom planejamento!

 

Conversar com os Pequenos Sobre a Mudança

 

Se seus filhos possuem mais de 3 anos, é importante conversar com eles sobre o novo lar. Por isso, explique o que vai acontecer e os motivos para essa mudança para transmitir segurança à criança.

 

Porém, se você tem algum receio, jamais o transmita ao seu filho, mas transpareça que está tudo bem. Pois criança absorve facilmente o estado emocional dos pais e receio pode afetá-lo de alguma maneira.

 

Assim, confira técnicas que podem te ajudar nessa conversa contínua com seus filhos:

 

– Responde sempre à todas as perguntas que lhe forem feitas. Pois isso passa segurança e confiança à criança;

 

– Destaque as vantagens de morar na casa nova. Como novos espaços para brincar e novos amigos. Mas não invente algo inexistente! Seja sempre verdadeiro(a);

 

– Relembre que a criança poderá encontrar amigos antigos sempre que puder, não irá perdê-los;

 

– Se seu filho for menor que 3 anos, saiba que também a conversa é válida. Assim, converse com exemplos, histórias de criança que se muda, use o lúdico para falar da mudança.

 

Visite a Nova Casa Antes da Mudança


 
É muito importante a criança visitar o futuro lar antes de se mudar de casa com filhos pequenos. Pois essa visita pode fazê-los se familiarizarem com a casa e já gostarem do novo ambiente. Assim, de maneira muito positiva, leve-os para conhecer todos os cantos da casa além do bairro.

 

Pois mostrar os arredores do novo lar também ajudará na familiarização do novo futuro ambientes. Mas não deixe a positividade de lado e transmita segurança sempre.

 

Ainda, tente contato com futuros vizinhos para criar vínculos e saber se há crianças para seu filho interagir.

 

Estimule a Criança a Participar dos Processos da Mudança


 
Ao mudar de casa com filhos pequenos, estes precisam se sentir parte do processo. Pois quanto mais a criança se sente parte, mais fácil será a adaptação.

 

Assim, na medida do possível, que a criança ajude embalando brinquedos e decida detalhes do novo quarto. Mas, se ela já souber escrever, pode ainda anotar conteúdos em suas caixas.

 

Contudo, se sua criança é muito pequena, vale a pena contar com o apoio de um amigo ou parente no dia da mudança. Pois não será possível dar a atenção necessária a ela, o que pode causar estresse na criança.

 

Mudar de Casa com Filhos Pequenos: Escolha Melhor Momento


 
Quando se trata de mudar de casa com filhos pequenos, as decisões devem ser ainda mais bem planejadas.

 

Mas, é fundamental que, como já dito acima, elas participem dos processos de mudança, desde a organização, até o ato em si. Pois isso é importante para ajudá-la na adaptação. Ou seja, evite que a criança esteja na escola em hora de mudança ou que esteja em casa de parentes. Pois, sim, crianças e mudança não é uma combinação tão simples, mas elas devem fazer parte. Já que a mudança brusca pode trazer dificuldade na transição.

 

Assim, se possível, o período ideal para mudança são férias escolares, feriado prolongado ou finais de semana.

 

Evite Mudança em época quando o Filho está em Transição


Esta é uma dica que nem sempre pode ser seguida, pois urgências podem acontecer, não é mesmo? Mas se houver essa possibilidade, essa atitude pode poupar a criança.

 
Visto que se para adultos muitas mudanças ocorrendo simultaneamente pode ser transtorno, para criança mais ainda!

 

Assim, se a criança estiver passando por alguma outra mudança significativa, e se der para postergar o novo lar, postergue.

 

E as mudanças significativas para a criança podem ser: desfralde, desmame, novo irmão, nova escola, divórcio dos pais etc. Entretanto, a mudança de casa pode vir antes dessas mudanças também, precisando somente considerar isso em seu planejamento.

 

Viu só como mudar de casa com filhos pequenos, apesar de exigir planejamento maior que um mudança sem eles, é possível? E seguindo essas dicas simples o momento pode ser, apesar de trabalhoso, muito mais prazeroso!

 

Mas se ainda estiver procurando casa para mudar, seja ela para alugar ou comprar, conte com a Mocambo! Uma imobiliária em Itatiba/SP com anos de experiência no mercado e uma grande carteira de clientes. Ou seja, seu próximo lar em Itatiba está na Mocambo!

 

Fale com nossos corretores! Mas este texto foi interessante para você? Então não deixe de ver: Será que Preciso de um Imóvel Maior?

 

Mudar de casa com filhos pequenos pode ser uma aventura bem estressante. Mas com dicas simples é possívem que o processo ocorra de maneira prazerosa para pais e filhos!

Voltar